Ervilhemos

A ESCS é uma ervilha…  Bem, já que estamos numa de trocadilhos: ser uma ervilha tem os dois lados da moeda.

Começando pelo “lado mau”: apanha-se um enorme susto quando se chega ao mercado de trabalho. Deixa-se de ter professores para se ter chefes e clientes, deixa-se de ter colegas de grupo para se ter colegas de trabalho, deixa-se de ter planos de comunicação para construir em 6 meses para ter de os construir em 6 dias, deixa-se as apresentações de 15 minutos para torcer para que o cliente nos ouça durante 5.

No entanto, faz parte de aprender. E é bom que se preocupem em formar profissionais, como já  o fazem, mesmo que se faça coisas de forma diferente do mercado de trabalho, porque na verdade, se se formasse os alunos a partir do primeiro ano com vista no que se faz no mercado trabalho, três anos depois já não teria o mesmo valor, o mercado de trabalho já estaria diferente. Voltamos ao mesmo. É como uma pescadinha de rabo na boca. Lá estamos de novo com os trocadilhos.

Vamos ao “lado bom”: temos uma ervilha cheia de boa reputação e notoriedade. Quantas grandes ervilhas já não sairam da ESCS e hoje “dão cartas” no mercado de trabalho.

Tem-se muita coisa boa na ESCS, a começar pelas pessoas. Muitos dos professores partilham a sua experiência profissional com os alunos. Não há melhor vista do mercado de trabalho do que aquela de quem já o conhece, e há vários anos.  Começamos a criar a nossa rede de contactos e,  de entre professores, colegas e outros profissionais convidados, já vamos com um bom avanço.

Esta é a vantagem de se ser uma ervilha. A ESCS concentra num só espaço tudo aquilo que precisamos. De tão pequeninos que somos, conseguimos absorver tudo de grande à nossa volta, porque só os pequenos podem crescer, porque os grandes, esses já são grandes.

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s