O PR para o RP

Qual é coisa que é ela, que é antigo, mas não é antiquado; é do passado, mas não está ultrapassado; é recorrente e sempre eficiente?

Press Release.

Conta-se que se afundava o Titanic, pela mesma altura que se enviou o primeiro press release e seu propósito e a sua estrutura permaneceram ao longo dos anos. No entanto, novas técnicas e fontes de enriquecimento surgiram, principalmente no que às técnicas de “approaching” diz respeito.

Por mais que, regra geral, os jornalistas recebam os conteúdos e os publiquem tal como estes lhes são apresentados, e que isto não se tenha alterado ao longo do tempo, as relações e a mediação e monitorização das mesmas estabelece-se, hoje, antes da concretização (publicação) propriamente dita.

O canal “mail” funciona, mas de tão fácil que é não se pode cair no erro da generalização. Esqueça-se os endereços em cc. (carbon copy) ou em bcc. (blind carbon copy). Poupar tempo também custa dinheiro. E não se propõe um investimento exorbitante. São várias as ferramentas que hoje permitem personalizar as mensagens com os nomes e endereço que se pretende (ex. Anewstip).

Mas, a par do mail, surgiram outros canais onde, mais facilmente, se pode criar o “approaching” de que falamos: Twitter e WhatsApp.

O Twitter, pelo seu carácter instantâneo, é o local mais aliciante para os jornalistas. Notícias em primeira mão, a preciosidade por que todos procuram. Torna-se, por isso, um canal onde são ativos e através do qual é possível de estabelecer uma relação.

O WhatsApp veio facilitar e agilizar a comunicação. Se já se estabeleceu uma relação com determinado jornalistas é, assim, possível de lhe fazer chegar os “elementos chave” do que pretendemos comunicar. Isto, sem perder o carácter direto e conciso do press release, mas evitando que o nosso caia no meio de tantos outros que o jornalista terá recebido.

Já no início do séc. XX, tanto Ivy Lee como a família Crawley souberam como se enquadrar, permanecendo atuais até ao nosso século.

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