“Os seres humanos não são como ovelhas (…)”

Stuart Mill não prende à leitura da sua obra pela frase com que a introduz. No entanto, são algumas as reflexões que nos apresenta ao longo da obra e nos fazem querer continuar a ler e a tentar perceber o que o autor nos quer dizer. Ainda para mais, quando as suas ideias parecem tão enquadradas, mesmo dois séculos depois, na sociedade em que vivemos.

“Os seres humanos não são como ovelhas: e nem sequer as ovelhas são exatamente iguais.”

Depois da leitura da obra, foi esta a reflexão com que fiquei e com a qual consigo enquadrar os vários pensamentos que o autor expõe, na sociedade em que vivemos.

Stuart Mill refere a necessidade de temperamentos fortes e o facto dos indivíduos serem dotados de várias faculdades para além da imitação. E a primeira questão é: não é isto também uma necessidade dos dias de hoje, com a globalização a tornar-se um estilo de vida?

Como um rebanho que se desloca no mesmo caminho e no mesmo sentido, atrás de um pastor e guardado por um cão que patrulha para que nenhuma ovelha saia do caminho que se pretende.

E isto é uma deturpação do conceito de liberdade. As ovelhas quando são levadas ao pasto são levadas numa hipotética liberdade. E é neste sentido que a analogia ao nosso quotidiano é tão evidente. Os cidadãos que se acham dotados de uma total liberdade, estão na verdade totalmente enganados. Somos apenas uma parte do todo que ainda insatisfeitos se rege pelas normas de um ideal supostamente superior. E isto não ocorre só pelo facto, que o autor apresenta e defende, de que a nossa liberdade terminar onde começa a do próximo. Isto ocorre porque existe sempre uma figura superior que influencia a liberdade de cada um de nós.

E é com o objetivo de alterar esta corrente viciada que a liberdade de discussão e de expressão, também referidas pelo autor, são fundamentais. Existe necessidade de discussão não só para anulação do erro, mas também para uma confirmação da verdade.

 

 

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s