Uma tática, duas táticas, três táticas

Atuamos com táticas como num jogo de futebol. Tentamos uma, descobrimos que essa não funciona, tentamos de novo e, quando damos por nós, estamos numa mixórdia de tentativas, caindo no perigo da desrupção.

A estratégia passa não se sabe bem por onde, só se sabe que no fim se quer sair a ganhar.

É comum ouvir-se falar acerca da velocidade a que as coisas acontecem e da sua capacidade de mutação quase instantânea. Mas, onde está a tática? Onde está a perícia? Está em ter capacidade reativa a todas estas mudanças e/ou oportunidades que vão surgindo ou em ter capacidade pro ativa, em delinear uma estratégia a longo-prazo onde é tido em conta não só o cenário atual, mas também a perspetiva de cenário no futuro, onde se traça um percurso evolutivo e onde consta a probabilidade de momentos de percalços e/ou superação?

Das duas hipóteses se poderá retirar vantagens. No entanto, defendo a consistência em prol da subsistência (sobrevivência, a bem dizer) e isso implica criar uma estrutura, uma meta, traçar e seguir o nosso caminho. Esta cultura cega de aproveitar tudo e de ir tapando buracos com remendos é que nos desconstrói. Parece que se prefer ser impertinente do que passar despercebido.

Nas origens do termo “estratégia” estão as estratégias militares para fazer frente às guerras e conflitos. Hoje, sem estratégia alguma, onde é que vamos parar? É que enquanto se desenvolve uma tática numa frente, somos atacados por outra. Somos os melhores a fazer “para inglês ver” e é assim que parece que eles tantas vezes no ganham.

As estratégias não estão esgotadas. Ou talvez estejam, de tão mal aproveitadas que são.

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s