3 agulhas num palheiro

Caí num palheiro com mais de 250 ferramentas e 48 manuais. Fardos de planeamento, conteúdo, gestão, monitorização, canais de comunicação, analytics e muito mais.  Este palheiro chama-se PR Stack e tem como objetivo “modernize the public relations workflow”.

Podemos encontrar ferramentas para várias áreas das Relações Públicas: media relations; owned media; influence relations e community.

De entre as ferramentas que estão disponíveis para utilização gratuita, podemos encontrar:

Mention

mention.001.jpeg

Mention é uma ferramenta de monitorização de conteúdos que nos permite listar um conjunto de palavras/tópicos que pretendemos e o software irá listar as publicações  – no twitter, facebook, notícias, blogs, etc. – onde os tópicos que indicámos são referidos.

Esta ferramenta pode ser útil em várias vertentes: para pesquisarmos acerca da nossa organização, sector e ou/produto; para percepcionarmos a concorrência ou apenas para monitorizar a envolvente em geral.

Os resultados da nossa pesquisa são apresentados em formato de feed e é também possível personalizar alertas para receber por e-mail as publicações mais recentes. Além disso, temos ainda acesso às analytics do tópico que pesquisámos, isto é, o Mention cria um relatório onde calcula quantas vezes o tópico foi mencionado, a percentagem do carácter positivo das publicações feitas e alguns gráficos do fluxo de publicações, calculando assim o dia da semana em que houve mais publicações, em que social media e quais as entidades mais influentes.

Mention é uma ferramenta completa que permite pesquisar, monitorizar e avaliar. 

Anewstip

anewstip.001.jpeg

Anewstip é uma ferramenta de planeamento e relação com os media que nos permite encontrar, numa uma base de dados com mais de 1 milhão de contactos, os jornalistas que constituem o nosso target de acordo com o conteúdo que pretendemos comunicar.

A pesquisa pode ser feita com base nos tweets; artigos; perfis ou jornais/revistas. Ao pesquisar pelo tópico pretendido, será dada uma lista de resultados dos últimos tweets ou artigos onde o tópico foi mencionado. A lista de resultados permite ainda ter acesso ao perfil do autor do tweet ou do artigo.

Depois de identificados os perfis do nosso interesse é possível agrupar os contactos e criar listas que nos ajudam a segmentar. O software permite ainda enviar mensagens diretamente através do mesmo, constituindo um óptima ferramenta para enviar press releases. Ao escrevermos a nossa mensagem e ao escolher a lista a que pretendemos enviar, as mensagens serão personalizadas de acordo com o perfil de cada endereço.

A pesquisa pode também ser feita com base na localização, permitindo assim ter acesso aos jornalistas que estão em determinado local.

Anewstip é uma ferramenta bastante útil para encontrar os jornalistas já familiarizados com os nossos temas.

Hootsuite

hootsuite.001.jpeg

Hootsuite é uma ferramenta de gestão de social media que permite gerir as várias contas num mesmo espaço. Podemos fazer publicações e/ou agendar para mais tarde. O software dá ainda sugestões de temáticas em agenda.

Esta ferramenta permite visualizar os vários feeds em simultâneo, sendo assim possível de ter a percepção panorâmica da atividade nos vários social media.

Para além da criação de conteúdos existe ainda uma parte de monitorização, que permite identificar menções que tenham sido feitas e a parte das analytics que nos permite criar relatórios personalizados de acordo com os dados que pretendemos reportar.

Hootsuite é bastante útil, principalmente para as organizações que comunicam através dos vários social media.

PR Stack é um catálogo cheio de ferramentas úteis que permitem ajudar e melhorar o trabalho do profissional de Relações Públicas. No entanto, existem cuidados a ter ao nível do planeamento, principalmente no que diz respeito às mensagens e/ou publicações automáticas e agendadas. O online é eufórico! O que agora pode ser automático e agendado porque faz sentido, meia hora depois pode já ser desatualizado ou descontextualizado.

 

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s