O Linkedin: muito mais do que recursos humanos

Um em cada três profissionais em todo o mundo tem uma conta no Linkedin. Para colocar e posicionar a nossa organização nesta que é a maior rede de networking online, há muito mais a fazer do que criar uma company page. Isso é a penas o início.

Encontrar os perfis mais qualificados, recrutar ou publicar oportunidades de trabalho é apenas uma parte daquilo que o Linkedin tem para oferecer. As potencialidades deste social media, quando bem exploradas, estão presentes em toda a cadeia de valor da organização – do recrutamento, às vendas, passando pelo posicionamento e reputação.

A “chave” está na rede que construímos através das nossas conexões – “(…) it’s not only about who you know, it’s about who they know.”

No entanto, não será possível de retirar partido da rede onde estamos inseridos, sem que a nossa página seja o reflexo daquilo que é a nossa organização, a nossa marca, bem como a sua missão e os seus valores.

A página da nossa organização é como um espaço de free marketing. Ao colocarmos conteúdos como o link do site oficial da organização, artigos de novos produtos, de serviços, de opinião, etc., será uma forma de direcionarmos os utilizadores para os nossos canais, criando engagement com outros meios da organização.

O facto de a organização ter uma conta no Linkedin é por si só, nos dias de hoje, uma fonte de credibilidade. No entanto, esta mais valia pode ser ainda melhorada através de ferramentas como o Google Awords, que nos permitirá perceber quais as palavras-chave a inserir na nossa página para que esta seja exibida nos primeiros lugares da pesquisa.

O logótipo, o banner e a descrição da organização são o cartão-de-visita da página e, como tal, exigem um cuidado especial. A nossa página irá permitir que os nossos colaboradores a associem ao seu perfil e os nossos recursos humanos são também uma fonte de valor da nossa organização. Deverá ser internamente fomentado que todos tenham um perfil pessoal cuidado e atualizado.

Devem ser partilhados conteúdos pertinentes e interessantes não só sobre a organização em particular, mas também sobre o setor ou temáticas pertinentes em agenda. Cabe ao responsável pela gestão da página perceber o que será do interesse dos seus seguidores. – “The public relatons leader’s job is seeing it as stakeholders see it.” (Gregory and Willis 2013).

As oportunidades desta plataforma não se ficam por aqui e se na search feature pesquisarmos por áreas de atuação da nossa organização, poderemos encontrar grupos em que os interesses dos seus membros certamente coincidem com os interesses da nossa organização. Temos assim uma oportunidade de estar num local de discussão, partilha de ideias e de feedback. É importante que sejamos ativos e participantes nessa discussão e partilha, será uma forma de conduzir ao interesse pela nossa página e por consequência pela nossa organização.

loreal

Um exemplo de uma company page bem-sucedida é a da L’oreal. A feature das showcase pages, permite-lhe subdividir as várias marcas do grupo L’oreal, segmentando assim os interesses e os públicos de cada marca. Além do separador das oportunidades de trabalho na L’oreal, existe um outro separador a que intitulam de “Dia a Dia” e é um espaço onde existe descrições do que é e como é trabalhar na L’oreal. Existe testemunhos de colaboradores acerca da sua experiência na organização e algumas estatísticas acerca das culturas e dos interesses que se cruzam dentro da organização. A L’oreal adapta assim os conteúdos à plataforma onde se apresenta. Na maior rede de networing online, mostra da melhor forma o que é fazer parte da rede de networking da L’oreal.

No Linkedin podemos recrutar mais do que colaboradores. A company page da organização pode “recrutar” notoriedade, curiosidade e interesse pela sua missão.

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